domingo, 22 de abril de 2012

Alice in Chains - Facelift (1990)















Facelift é o primeiro álbum oficial de um dos grandes representantes do grunge, o Alice in Chains. Até então, a banda havia lançado o EP We Die Young, o qual ganhou popularidade na época no meio metaleiro.

Diferente do que fazia sucesso em Seattle, o álbum mostra como a banda era influenciada por heavy metal, hard rock, gente como Van Halen, Queen e Whitesnake. Fora que quem ouve Facelift, nota como a banda já tinha uma identidade própria, graças a voz incrível do já facelido Layne Staley e a pegada metal-blues do talentoso Jerry Cantrell.

Aproveitando o material do antigo EP, "We Die Young" foi incluída e abre o disco com bastante som pesado. O álbum contém o mega hit "Man in the Box", segunda faixa a qual mostrou o Alice in Chains para o mundo, em 1991. O clipe da música fez sucesso na MTV, com imagens sombrias da banda tocando e um homem com os olhos costurados. 

"Sea of Sorrow" é um baita hard rock, com um belo solo de guitarra e letras sombrias (Mente de gosto destrutivo/ Eu escolhi/ Caminhar pelos destroços, isso era meu coração perdido na escuridão). "Bleed the Freak" começa com um dedilhado de Jerry que culmina em um dos melhores refrões da banda. 

As faixas "I Can't Remember" e "Love, Hate, Love" traduzem bem a depressão, desolação e angústia de Layne e Jerry, que tiveram suas vidas cercadas por problemas familiares e com drogas pesadas. Tudo isso influiu profundamente no som e aspecto da banda.

"It Ain't Like That" fez parte do filme Singles (Vida de Solteiro aqui no Brasil), onde o AIC tocava essa música em um bar de rockeiros. O riff pesado de guitarra lembra um Black Sabbath em seus melhores momentos.

Talvez "Sunshine" seja uma das canções mais tocantes e dramáticas do Alice in Chains. "Confusion" tem um jeito do Queen e um refrão muito bonito onde o baixista Mike Starr ajuda no backing vocals.

"Put You Down" e "Real Thing" são puramente hard rock e metal, com certo ar de descontração. Mas um momento bem incomum e alegre nesse álbum é "I Know Something", tem uma levada funkeada meio Red Hot Chilli Peppers de ser, e falando sobre fofocar. Talvez eles quisessem se inteirar com cenário até então governado por Living Colour, Faith No More, Suicidal Tendencies...

Nenhum comentário:

Postar um comentário