segunda-feira, 9 de abril de 2012

Entombed - Wolverine Blues (1993)
















"Wolverine Blues" é o terceiro trabalho de estúdio da banda sueca Entombed. O álbum traz uma sonoridade não tão cavernosa como em "Left Hand Path" (1990) e "Clandestine" (1991), adicionando uma certa influência rock 'n roll em seu som. Porém sem deixar a técnica afiada, a brutalidade e o timbre de guitarra serra-elétrica. Podemos dizer que este foi um marco na história do grupo: eles conseguiram construir uma identidade, inovando o Death Metal e fazendo sucesso mundial.

A primeira música abre o disco socando a cara do ouvinte. Em menos de um minuto, Alex Hellid e Uffe Cederlund arrasam com dois riffs de matar qualquer um. Isso tudo culmina em uma boa porradaria Thrash!

"Rotten Soil" mostra o lado "death 'n roll" que esse disco traz. Vocais insanos do louco L-G Petrov, boa técnica, porém um solo numa escala mais "blueseira". "Wolverine Blues", um dos grandes sucessos dos rapazes suecos, é puro death metal, com um belo refrão.


"Demon", "Contempt" e "Blood Song" são mais amostras de que misturar infuências de Stooges e Black Flag com o peso do Metal somente origina coisa boa. Destaque para o riff de "Full of Hell": poucas bandas conseguem criar algo tão foda.


"Hollowman" também é um dos carros-chefes do disco. Faz lembrar coisas como um bar ao estilo texano, canecas enormes de cerveja espumante, motoqueiros curtindo um som em suas motos. O refrão é um hino...


Talvez a faixa mais subestimada seja "Heavens Die". É difícil hoje em dia encontrar bandas que consigam criar refrões tão interessantes como esse. Uma das melhores músicas do Entombed!


E "Out of Hand" fecha o álbum quebrando tudo numa ode ao Anti-Cristianismo. Ou seja, um tema tão clichê nesse meio metaleiro. Contudo, isso não deixa de fazer com que WB seja um dos melhores discos de Death Metal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário