quinta-feira, 12 de abril de 2012

Faith No More - The Real Thing (1989)















Para muitas pessoas, esse foi o primeiro disco do Faith No More. Com o vocalista Mike Patton, sim, mas na discogrfia da banda este é o terceiro. Os anteriores (We Care a Lot e Introduce Yourself) foram gravados com louco Chuck Mosley nos vocais.

The Real Thing marca uma nova fase do FNM. Ele traz o que a banda já fazia nos outros trabalhos, porém de uma maneira mais pesada. As influências de Metallica e Black Sabbath foram amplificadas pelo então guitarrista Jim Martin, fazendo com que o groove e funk da banda ficasse no ponto certo. Características que ajudaram o álbum a ser um dos principais influenciadores do New Metal, conforme bandas como Korn, Limp Biskit e Disturbed já declararam.

De fato, esse disco apresentou os californianos para o mundo, através de mega hits como "Epic", "Falling to Pieces" e "From Out of Nowhere", que foram exaustivamente rodados na MTV e nas rádios. Clipes onde existia uma certa obsessão por olhos gigantes e peixes, provocando até reação negativa por grupos ativistas. Já nessas músicas citadas, nota-se a presença do metal no som do FNM, junto com o baixo contundente de Billy Gould e os teclados de Roddy Bottum sempre dando uma aura especial. Tudo isso junto com vocais ao estilo hip hop.

Ignorando as comparações com o Red Hot Chilli Peppers pelo funkeado e por Anthony Kiedis e Mike serem ambos cabeludos, sarados e com os mesmos trejeitos na época, o álbum mostra como a voz de Patton é versátil. Algo nasalado em "Underwater Love", "The Morning After" e nas 3 primeiras - e berros quando é hora de heavy metal - "Surprise! You're Dead!" e "Zombie Eaters".

"War Pigs", cover do Black Sabbath, é um dos grandes momentos de disco. A banda desce o braço e transmite respeito após fazer bonito com uma música tão conhecida. O peso também come solto em "Woodpecker From Mars". Só que esta é um instrumental do FNM, com um baixo estalando tudo e um arranjo de sintetizador com um jeito arábico.


"Edge of the World" finaliza o álbum em grande estilo. É um soul bem tocado, com um piano lindo e vocais inspirados em cantoras negras de jazz. No caso, conta uma história cômica-romântica meio marginal. Foi também muitas vezes exibida na MTV nos anos 90, em um clipe ao vivo e lançada em formato single especial, somente aqui no Brasil.

Além do sucesso mundial que este álbum proporcionou, o Faith No More fez parte de trilha sonora de filmes como "Bill & Ted's Bogus Journey" e "Os Gremilins", participou de uma turnê extensa junto do Guns 'N Roses e Soundgarden, e teve uma relação íntima com o Brasil. Fizeram um show clássico no Rock In Rio 2 e geraram polêmica com o então presidente Fernando Collor de Mello devido a algumas declarações que Mike fez, dizendo que iria se casar com a Rosane Collor. Além de vários shows pelo interior do país, em cidades como Olinda, Uberaba - onde nenhuma banda gringa jamais iria tocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário