terça-feira, 29 de maio de 2012

Pantera - Vulgar Display of Power (1992)
















Título originado de uma frase citada no filme do terror "O Exorcista", Vulgar Display Of Power é considerado por muitos como o segundo álbum dos texanos ferozes do Pantera. Considerado de uma maneira oficial, mas na verdade é o sexto trabalho da banda.

Definitivamente, esse disco faz jus a capa. É uma porrada do início ao fim. E ele é um marco na discografia do Pantera, por trazer um som super brutal e com bastante identidade, diferente dos trabalhos anteriores como o clássico Cowboys From Hell e Power Metal, este puramente hard rock. Além de ter levado a banda ao sucesso mundial e de fato ter salvo o heavy metal nos anos 90.

Em Vulgar... a banda resolveu arregaçar tudo de vez. Logo na primeira faixa já temos "Mouth For War", sucesso na MTV e que mostra como o Pantera ficou brutal, com o inigualável Phil Anselmo gritando "reveeeenge!". Em seguida "New Level" sobe ainda mais o padrão de porrada, com um riff destruidor - executado pelo lendário Dimebag Darrell - de deixar qualquer um insano. Esse é um bom demonstrativo do chamado "groove-metal".

Parecendo não satisfeitos em fazer todos baterem cabeça, de bate-pronto os caras trazem "Walk", que não à toa, virou "o" hino do Pantera. Um refrão que mais parece um exército marchando em treinamento, com Dimebag fazendo um dos seus melhores solos de sua carreira.


E quando você pensa que a briga acabou, aí que vem o esporro mesmo! "Fucking Hostile" é a hora perfeita para uma bela e gigante roda-punk hardcore, com o grande Vinnie Paul quebrando a bateria abaixo e Phil se esgoelando como um miserável. Logo vem "This Love", uma balada com momentos bem pesados, falando de um relacionamento que não deu certo. 

Mas com certeza a música mais porradeira desse disco é "Rise". A banda mostra toda sua influência de Slayer, Metallica, de thrash metal em si e compacta tudo isso em quase 6 minutos de mais pura agressividade e peso. "No Good (Attack the Radical)" já abre com um riff digno de um bom guitarrista, com momentos de vocais rappeados e refrão marcante. O solo é lindo.


"Live in Hole" é um heavy metal-marcial e com certo tom obscuro. "Regular People (Conceit)" era vinheta do programa da MTV americana Headbangers Ball e é onde o Pantera exibe sua precisão militar de fazer som, com momentos taciturnos. Algo parecido também acontece em "By Demons Be Driven": o refrão é quase que é "Breaking the Law", um clássico do gigante Judas Priest.


E para fechar o disco, "Hollow" vem como uma balada, que culmina no peso brutal do heavy metal. Vulgar Display of Power: bom para quebrar o seu quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário