terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Lobão - Sob o Sol de Parador (1989)
















Eis mais um ótimo disco do Lobão. Nessa época, a base que acompanhava o cantor era a banda Os Presidentes - formada pelo incrível Rodrigo Santos no baixo, o lendário Kadu Menezes na bateria, os mestres Alcir Explosão e Ivo Meirelles da Estação Primeira da Mangueira na percussão e o guitarrista-solo Nani Dias.

Sob O Sol de Parador é o quinto disco do Lobão e tem elementos desde country music até punk e heavy metal. Gravado em Los Angeles , o álbum foi produzido pelo Liminha e é o segundo a conter a participação do núcleo de bateria da Mangueira (a primeira vez foi no antecessor Cuidado! em 1988 - em breve será resenhado aqui também).

O disco já abre pra cima com "Panamericana", um baita rock n roll com pegada forte nos acordes. A letra é incrível e fala do cenário político-social da América Latina. Uma bela crítica e visão.

"Quem Quer Votar" é puro punk rock, com influência do punk paulista dos anos 80. Com bons improvisos de baixo no refrão, a música tem um coro impecável e letra recheada de cunho político. Total Inocentes, Garotos Podres, entre outros.

"Essa Noite Não" é o maior sucesso desse disco. A canção ocupou as rádios e paradas de sucesso em 1989. É uma balada com tom brejeiro, solos praianos, uma coisa bem calma. Essa música voltaria as paradas em 2007 quando Lobão a regravaria em seu disco Lobão Acústico.

"Um Bobo Pra Cristo" é pesada, com solos de saxofone de Zé Luis, amigo longa-data do Lobo. Kadu desce o braço na bateria, é cada porrada que ele dá na caixa...A letra em si poderia ser o cantor brincando com o fato dele ter sido preso e perseguido por juízes e até pelo então presidente José Sarney? Tirem suas próprias conclusões.

"E o Vento Te Levou" é heavy metal. Pesada, começa com um belo arranjo de violão e parte para um clima mais sombrio, algo lembrando Motley Crue. Ela fala do já finado e desgastado relacionamento com a atriz Daniele Daumerie. Destaque para o solo que Nani faz! O refrão é lindo!

"Azul e Amarelo" é uma linda canção do Cartola que o cantor regravou. Com jeitão latino-salsa, é puramente MPB com saxofones e percussão. Poderia estar em algum disco de Fafá de Belém.

"Uma Dose a Mais" tem momentos pesados e austeros, mas na maior parte é rock mais suave com Zé Luiz arrebentando no sax.

A country music e bluegrass dominam em "Lipstick Overdose". É engraçada. E o refrão vicia! "Sexy Sua" é um blues-erótico a la Robert Palmer com um momento heavy metal onde mais uma vez Nani mostra sua técnica e velocidade. Música para fazer sexo. Ou para dançarinas fazerem strip no pole dance.

O álbum fecha com a balada "Toda Nossa Vontade". Com piano e tom de John Lennon, a canção é como se fosse uma despedida.

Aqui segue uma entrevista de 1989 no programa do Jô Soares onde Lobão toca em voz/violão "Quem Vai Votar". Confira:







Um comentário:

  1. Fala, Marcelo! Estou dando um pulinho aqui pra divulgar uma promoção no meu blog! Neste post (http://riodemetal.blogspot.com.br/2013/01/resenha-de-album-nos-bastidores-da.html), estou sorteando um CD de uma banda muito legal. O vocalista/guitarrista, aliás é super fã do Lobão. Passa lá, convida os teus leitores!
    Obrigada!

    ResponderExcluir